08/07/2016
Por: marketing

Iniciação e Sensibilização Musical – Enny Parejo

Criar, dançar, sonorizar, improvisar!!

É a proposta desse curso que trará também muitos momentos de relaxamento e descanso…

Venha conferir!

enny

 

Iniciação e Sensibilização Musical

Módulo II – Práticas Musicais

 

A função da música e do artista criador é clarificar as grandes ideias filosóficas e científicas da sociedade onde vive.

H.J. Koellreutter

 

Encorajar a experimentação com sons

Ouvir a música de outros compositores

Criar novas notações…

J. Paynter

 

(…) ainda não encontrei uma criança que fosse incapaz de realizar uma peça musical original.

 

Acredito que o caminho para melhorar a paisagem sonora mundial é muito simples. Precisamos aprender a ouvir. Parece que esquecemos esse hábito. Precisamos sensibilizar o ouvido para o mundo miraculoso de sons à nossa volta.

M. Schafer

Este curso proporá uma imersão em vivências e reflexões sobre música ao longo de três dias intensivos. Um novo paradigma filosófico para a Educação Musical se anuncia, amparado nas teorias da Complexidade e da Transdisciplinaridade que oferecem a possibilidade de compreender o aluno, a educação e a própria realidade como processos multidimensionais.

Este módulo de curso focalizará especificamente as questões relacionadas à Pesquisa e Produção Sonora, Processos de Criação, Improvisação e Sonorização. Para tanto, ideias de H. J. Koellreutter, M. Schafer, J. Paynter e R. Laban serão apresentadas e colocadas em prática, inserindo a Educação Musical no contexto amplo do tempo presente e da música que ele requer. Como estratégias básicas serão propostas vivências práticas, improvisação e criação com sons, leituras, discussões, vídeos, bem como práticas corporais envolvendo criação, massagens e danças circulares.

 

Dirigido a Educadores musicais, professores de Educação Artística, Educação Infantil e Ensino Fundamental (com experiência musical mínima); estudantes de música e educação artística e demais interessados em música e desenvolvimento humano.

 

Datas e horários

15/07 (6ª feira) – 9h00 as 13h00; 15h00 as 18h00; 19h00 as 21h00 – Total: 9 horas

16/07 (sábado) – 9h00 as 13h00; 15h00 as 18h00; 19h00 as 21h00 – Total: 9 horas

17/07 (domingo) – 9h00 as 13h00; 14h30 as 16h30 – Total: 6 horas

 

Carga horária total: 24 horas

Uso do tempo: das 9h00 as 13h00 (atividades práticas), das 15h00 as 18h00 (discussão de textos e atividades práticas), das 18h00 as 9h00, lanche e das 19h00 as 21h00 (assistência a vídeos, atividades de relaxamento e integração).

 

Conteúdos:

  • Escuta, reconhecimento e produção de sons;
  • Pesquisa sonora: voz, instrumentos e fontes sonoras;
  • Escuta dos sons do mundo e do silêncio;
  • Criação e composição com sons;
  • Escritura musical simbólica;
  • Sonorização;
  • Modelos de Improvisação;
  • Princípios de Coreologia (estudo do movimento) relacionados a corpo e espaço;
  • Danças circulares.

 

Carga horária total: serão certificadas 24 horas.

 

Investimento: R$ 690,00

 

Formas de pagamento:

  • A vista no ato da inscrição: R$ 690,00, ou
  • Duas vezes de R$ 362,00, uma no ato da inscrição e cheque pré-datado para 30 dias;
  • Três vezes de $ 253,00, uma no ato da inscrição e cheques pré-datados para 30 e 60 dias.

 

Incluído no valor do curso:

  • 1 apostila
  • 1 CD
  • Lanche completo as 18h00.

 

Professoras: Melina Sanchez e Enny Parejo

 

Melina Sanchez – Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, graduada em Terapia Ocupacional pela mesma universidade. Especializou-se em Dança-Educação pelo Trinity Laban (Londres, 2002) e Laban e Didática da Dança no Caleidos Arte e Ensino (São Paulo, 2003-2008). De 2011 a 2014 foi coordenadora pedagógica da Escola de Dança de São Paulo (antiga Escola Municipal de Bailado- Teatro Municipal de São Carlos). Foi consultora em Dança do Programa Fábricas de Cultura da Secretaria Estadual de Cultura de São Paulo (2009-2010). Possui ampla experiência como professora de dança para bebês, crianças, adolescentes adultos e pessoas com deficiência em cursos livres e em escolas de ensino regular. Na interface entre Dança e Educação Musical atuou em projetos de extensão, pesquisa, e docência, bem como em projetos de educação continuada para professores – entre eles “Música em Movimento” (UFSCar/ Prefeitura de São Carlos); “Dança Escola” (Caleidos/ Prefeitura de São Carlos) e “Rede em Rede” (SME/DOT – São Paulo). Foi professora no curso de Licenciatura em Música da UFSCar (2007 a 2008) e no curso de Graduação on line da mesma Universidade (2008-2012). Como bailarina tem uma formação diversificada – fez Balé Clássico e desde 1995 se dedica à Dança Contemporânea.  Foi intérprete criadora da Caleidos Cia. de Dança (São Paulo) de 2004 a 2010 sob direção de Isabel Marques. Atualmente é professora do Curso Superior de Música (Licenciatura) e da Pós-graduação da Faculdade Cantareira e  integra o Núcleo de Pesquisa em coreologia no Instituto Caleidos.

 

Enny Parejo – Doutora em Educação-Currículo pela PUC de São Paulo. Bacharel em Piano pela Faculdade Paulista de Arte (1984). Especialista em Pedagogia Musical pela pesquisa autodidata e pela participação em diversos cursos (Brasil, França, Espanha e Áustria). Autora das obras “Musicalizar – uma proposta para vivência dos elementos musicais” (São Paulo, 1987), “Estorinhas para Ouvir – aprendendo a escutar música” (São Paulo, 2007) e de diversos artigos sobre educação musical em obras coletivas. Professora da Pós Graduação em Educação Musical e da Licenciatura em música da FIC – FACULDADE INTEGRAL CANTAREIRA. Coordenou o Departamento Infanto-juvenil da Universidade Livre de Música Tom Jobim do Estado de São Paulo, de 1994 a 1998. Elabora cursos para formação e atualização de professores de música e ensino fundamental que vêm sendo ministrados em diversos espaços da capital, do interior paulista e de outros estados. Dirige o ENNY PAREJO ATELIER MUSICAL.

Fonte: Enny Parejo

 





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