20/08/2013
Por: portal

Alma de Batera – Bateria para pessoas muito especiais

O projeto Alma de Batera surgiu em 2008 com a ideia de oferecer aulas de bateria para pessoas com deficiência e tornar o contato com o instrumento cada vez mais acessível. O trabalho é desenvolvido através de exercícios básicos de bateria estimulando o desenvolvimento global do aluno, incentivando seus potenciais e habilidades, através de atividades pedagógicas e dinâmicas corporais.
Durante três anos, vivências foram feitas para os participantes poderem ter um primeiro contato com o instrumento, criar o interesse em aprender e divulgar o projeto nas instituições. A princípio, as aulas aconteciam em um home estúdio e eram pagas e individuais.
Atualmente, as oficinas acontecem semanalmente na Biblioteca Mário Schenberg, na Lapa, pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e no Centro Cultural São Paulo e contam mensalmente com a presença de músicos convidados que participam diretamente nos estudos de conceitos dos alunos. Já participaram diretamente das aulas bateristas como João Barone, Cuca Teixeira, Maguinho, Christiano Rocha, Douglas Las Casas, André Gonzales, Daniel Weksler, Nina Pará, Nicolle Paes, entre outros. Apresentações públicas também fazem parte das atividades realizadas em aula.

A ideia do projeto não é usar as mesmas com a função de terapia ocupacional ou reabilitação. O objetivo é proporcionar às pessoas com deficiência um primeiro contato com a bateria e conhecer um pouco mais sobre o instrumento.

Os resultados obtidos nas aulas de bateria com a execução das atividades e exercícios propostos no instrumento são o aumento significativo da auto-estima e da autoconfiança, a melhoria na socialização, o sentimento de bem-estar, a motivação em aprender, a troca de experiências, a descoberta de suas capacidades e limitações, além da contribuição para o desenvolvimento auditivo e psicomotor, independente da condição cognitiva, física ou social do participante.

“O objetivo da educação musical é musicalizar, ou seja, tornar um individuo sensível e receptivo ao fenômeno sonoro, promovendo nele, ao mesmo tempo, respostas de índole musical.”

No processo de aprendizagem, o aluno tem a possibilidade de entrar em contato consigo mesmo, no momento das dificuldades ou obstáculos e nas conquistas do fazer musical.

O projeto busca sempre novas parcerias para a divulgação e novos trabalhos para realizar. As pessoas interessadas em conhecer e vivenciar a interação entre deficientes e a música também podem e estão convidadas a participar das aulas. Além disso, vivências e oficinas podem ser realizadas em outras instituições, associações, escolas que tiverem interesse.

Autor do projeto:

Paul Georges Lafontaine nasceu em Joinville, Santa Catarina, graduado em Pedagogia pela Universidade Paulista – Unip (2010). Começou seus estudos de bateria em 1998 e atualmente trabalha com o Projeto Alma de Batera em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura. Atuou como educador para o Centro de Habilitação, Filosofia e Cultura no abrigo “Rita Luiza da Cunha”, atuou também como voluntário na área administrativa da Fundação Dorina Nowill para cegos e como auxiliar na equoterapia da Hípica de Santo Amaro e ministrou aulas de bateria na APAE-SP, Associação Comunitária Monte Azul entre outros.

Contatos:
E-mail: paul_lafontaine@hotmail.com
Telefone: 11 96170.4557

Fonte: Alma de Batera

 





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