DIÁLOGO ENTRE ABEMUSICA E GOVERNO
DIÁLOGO ENTRE ABEMUSICA E GOVERNO
CAMINHA PARA ADEQUAR COMPRAS EM GRANDE VOLUME PARA ACELERAR A MUSICA NAS ESCOLAS
Ao mesmo tempo em que prepara a edição da Expomusic 2014, marcada para 17 a 21 de setembro no Expo Center Norte, em São Paulo, a Entidade mantém aberta linha de conversa com o governo para adequar as compras de instrumentos musicais para as escolas.
Com 170 mil escolas no País e 23 milhões de alunos como potenciais usuários via iniciação musical, o setor, através da Abemusica, tem participado ativamente das audiências públicas promovidas pelo Ministério da Educação, via Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, objetivando dar subsídios para a definição de especificações técnicas dos instrumentos musicais.
De acordo com o presidente da entidade, Synésio Batista da Costa, o setor conseguiu junto ao governo assegurar vantagem competitiva nas compras públicas uma margem para o nacional da ordem de 25%.
Antes da realização da maior vitrine comercial do setor de instrumentos e equipamentos musicais, a Expomusic, em parceria com a Francal Feiras, a Abemusica tem encontro com os Ministros da Educação e da Indústria e Comércio, para debates objetivando a adoção de critérios técnicos na definição dos instrumentos musicais mais adequados para cada idade escolar.
“Estamos oferecendo sugestões, fruto de um trabalho técnico coordenado pessoalmente pela Entidade em reuniões com especialistas e técnicos do setor, que se fundamentaram na construção de módulos adequados às faixas etárias, elenco de produtos apropriados para o ensino de música, de fácil manuseio, atendendo a todas as tendências musicais e idades”, explica o presidente da Abemusica.
Segundo Synésio, a entidade propõe, ainda, que editais e licitações de instrumentos musicais e eletrônicos estabeleçam como requisito obrigatório que o lote inteiro seja vistoriado e auditado por entidade de terceira parte, credenciada pelo Inmetro, de modo a garantir que os artigos entregues aos compradores sejam exatamente iguais aos da amostra oficial, para evitar fraudes.
A Abemusica também sugerirá audiências públicas para o debate acerca dos métodos de ensino de música nas escolas, por conta da diversidade do País, e para licitar professores para regiões que deles necessitem para a implantação da música no currículo A recomendação da entidade observa máximo de 30 alunos por sala de aula para a iniciação musical, classificadas por faixas etárias de 3 a 7 anos, 8 a 13 anos e de 14 a 16 anos.
EXPOMUSIC
Terceira maior feira do mundo, a Expomusic – Feira Internacional da Música, Instrumentos Musicais, Áudio, Iluminação e Acessórios terá os dois primeiros dias (17 e 18) dedicados exclusivamente a negócios e aos profissionais do setor – o projeto Comprador da Abemusica/Francal trará lojistas novos com potencial de descimento, de várias partes do País, ajudando a movimentar parte dos R$ 750 milhões que o mercado deve faturar este ano.
Os visitantes e aficionados terão os últimos 3 dias (19 a 21) para visitar a feira e conhecer as novidades, que este ano incluem ambientes com instrumentos musicais de iniciação para a degustação das crianças.
Em área de 34.000m2 os 200 expositores exibem todos os instrumentos musicais e acessórios, som profissional, edições musicais e estruturas de palcos e iluminação. A feira conta também com uma extensa agenda de shows, workshops, sessões de autógrafos com músicos renomados, e a programação oficial do Music Hall, espaço que oferece oportunidade para bandas, orquestras, instrumentistas, cantores e alunos de escolas de música, mostrarem seu trabalho.
Durante essa autêntica maratona musical, lojistas, músicos, profissionais do setor, escolas e público em geral terão acesso a centenas de novidades e inovações, num universo que também conta com novos softwares, sofisticados afinadores de instrumentos, fones de ouvido e pedais, todos desenvolvidos com alta tecnologia, e inovadores produtos para limpeza, manutenção e proteção de instrumentos musicais.
Considerando o cenário de 2014, Synésio Batista da Costa também aposta na política para impulsionar o mercado: “Ano eleitoral ajuda a vender toda a linha, do microfone aos PA´s e caixas acústicas”, analisa.
O presidente da Francal, Abdala Jamil Abdala, por sua vez, alimenta otimismo para 2014 endossando a vocação da Expomusic para a realização de negócios: “A feira consegue fidelizar tanto os profissionais do varejo, atraídos por suas novidades, quanto público especializado que, ano a ano, corre às bilheterias em busca de ingressos na primeira hora do dia”, conclui.
EXPOMUSIC 2014 – 31ª. FEIRA INTERNACIONAL DA MÚSICA, INSTRUMENTOS MUSICAIS, ÁUDIO, ILUMINAÇÃO E ACESSÓRIOS
Data: 17 a 21 de setembro de 2014 – Local: Expo Center Norte
Promoção: Francal Feiras – Patrocínio: Abemusica – Telefone: (11) 2226-3100
www.expomusic.com.br – Twitter: @feiraexpomusic – Facebook: Feira Expomusic
Google +: Expomusic
INFORMAÇÕES À IMPRENSA:
Gabriela Potti (redação.gabriela@ppagina.com)
Primeira Página Assessoria de Comunicação e Eventos
www.ppagina.com – Tel.: (11) 5908-8210 / 8220