Expomusic gera R$ 280 milhões em negócios
Terceira maior feira de instrumentos musicais e acessórios do mundo completa 30 anos celebrando movimentação acima do esperado, com a presença de mais de 53 mil visitantes, entre eles, 7 mil compradores. Realização do Rock in Rio, neste ano, e período eleitoral, no próximo, devem impulsionar ainda mais o setor.
Em ano de Rock in Rio, que tradicionalmente ajuda a acelerar as vendas de instrumentos musicais após sua realização, o presidente da Abemúsica, Synésio Batista da Costa, garante que a indústria tem mais motivos para comemorar os ventos que sopram a favor. Primeiro, a promoção da EXPOMUSIC, parceria entre a Abemúsica e Francal Feiras, em sua 30ª edição, que contabilizou números positivos e movimentou 40% de todo o faturamento do ano.
O maior promotor de vendas do setor, diz Synésio, já projetando 2014, é a política: “Ano eleitoral ajuda a vender toda a cadeia, do microfone aos PA´s e caixas acústicas”. Em matéria de consumidor final, em períodos fora da política, está o fã do rock, que representa 15% do mercado, seguido dos evangélicos (12%), católicos (5%), sertanejos (5%), e outros.
A indústria musical brasileira conta com 25 fabricantes pequenos e 160 importadores e distribuidores, sendo apenas dois deles internacionais, Roland e Yamaha. Essa relação, no entanto, pende para o outro lado quando se sabe que 90% dos instrumentos são importados, contra apenas 10% de nacionais. “É uma questão de escala e custo de produção”, resume o presidente da Abemúsica.
A projeção de faturamento do setor para este ano é de R$ 700 milhões, 12% a mais que em 2012. O varejo movimenta perto de R$ 2 bilhões, segundo a entidade.
30 anos
A edição comemorativa da EXPOMUSIC recebeu 53 mil visitantes entre lojistas, compradores corporativos, músicos, DJ’s, profissionais e público pagante. Nos cálculos de Synésio, os 40% que a feira movimenta nos negócios do setor no ano equivalem a R$ 280 milhões.
Abdala Jamil Abdala, presidente da Francal Feiras, confirma a vocação da EXPOMUSIC para a realização de negócios, e destaca também sua importância na relação do público com a música.
“A feira consegue balancear tanto a demanda dos profissionais – expositores e lojistas – ao abastecer o varejo com novidades, como também agrada o público, que tem oportunidade de testar os instrumentos, assistir aos shows e entrar em contato com músicos profissionais”.
O executivo refere-se às mais de 500 horas de atrações nos estandes durante os quatro dias da feira, entre pocket shows, workshops e sessões de autógrafos. Em comemoração à 30ª edição, a programação do Music Hall, espaço que abriga as apresentações oficiais da feira, foi ampliada neste ano, num total de 30 horas.
Realizada no período que, historicamente, é considerado pela Michael o mais próspero para os negócios, a EXPOMUSIC, segundo a gerente de marketing Priscilla Nunes, proporciona um retorno além do imediato: “As vendas e contatos realizados nesse período, sobretudo aqui na feira, rendem muitos negócios e ações futuras. A feira representa mais de 70% dos nossos negócios neste mês”, calcula.
Numa dinâmica de produção quase artesanal, a fabricante nacional Music Maker confecciona suas guitarras conforme a demanda. Para participar da EXPOMUSIC, a empresa organizou uma força-tarefa. Todas as guitarras expostas no estande da empresa foram feitas exclusivamente para negociação na feira. Segundo o presidente da empresa, Ivan Freitas, o resultado de tanto esforço foi além do esperado; a empresa vendeu todas as guitarras do estande nesses cinco dias: “Triplicamos a produção para encher o estande. Para completar a mostra, inclusive, tivemos que trazer o mostruário”, revelou Freitas.
Há três anos no mercado, a Fire investiu alto em sua segunda participação na feira, estratégia que, segundo o diretor comercial, Evaristo Fernandes, se refletiu nos negócios e na visitação: “Nos dois primeiros dias fizemos muitos e bons negócios que devem resultar numa estimativa de crescimento substancial; a visitação, aliás, foi bem qualificada”, observa.
Com volume de vendas 20% superior ao do ano passado, a Pride Music registrou bons negócios durante a EXPOMUSIC 2013: “Abrimos novos clientes e os que já compravam de nós estão muito satisfeitos”, revela Mauro Martins, diretor da empresa. Com marcas como Fender e Körg, a empresa pelo segundo ano consecutivo abriu um espaço para que o público pudesse experimentar os produtos.
Fonte: Expomusic / Primeira Página