Música ajuda no desenvolvimento cerebral de bebês prematuros
Não é novidade que a música faz bem pra todos, mas no caso dos bebês, os cientistas descobriram que a música orquestrada impulsiona o neurodesenvolvimento de prematuros.
Para ajudar os cérebros desses recém-nascidos frágeis a se desenvolverem, apesar do ambiente estressante da terapia intensiva, pesquisadores da Universidade de Genebra (UNIGE) e dos Hospitais Universitários de Genebra (HUG) propõem uma solução original: música especialmente escrita para eles.
Os primeiros resultados, que foram publicados na Academia Nacional de Ciências (PNAS) nos Estados Unidos, são surpreendentes: imagens médicas revelam que as redes neurais de bebês prematuros que ouviram essa música estão se desenvolvendo muito melhor.
O compositor Andreas Vollenweider, que já havia realizado projetos musicais com populações frágeis, demonstrou grande interesse em criar músicas adequadas para crianças prematuras. São músicas para acompanhar o despertar e o adormecer. O instrumento que mais gerou reações foi a flauta de encantadores de serpentes indianas. Também foram usadas harpas e sinos.
As redes neurais de crianças que ouviram as músicas foram significativamente melhoradas.
Fonte: Só Notícia Boa