Segundo Synésio Batista da Costa, o interesse do público e a volta do ensino de música nas escolas projetam maior crescimento do mercado.
No primeiro dia da Expomusic, 17 , Synésio Batista da Costa recebeu lojistas convidados pelo Projeto Comprador. Durante o encontro, foram apresentadas informações sobre o mercado e o perfil do consumidor de instrumentos musicais no Brasil, bem como oportunidades de negócios que o País oferece.
A diversidade de consumidores de instrumentos musicais foi um dos assuntos destacados como, por exemplo, a representatividade de 30% de empresas, escolas e do governo nas vendas totais do setor; 20% das igrejas – percentual que vem crescendo significativamente nos últimos anos – e 15% do público sertanejo.
Uma das oportunidades de negócios mais significativas, segundo o presidente da Abemúsica, é a volta do ensino musical às escolas, que pode aumentar o alcance da música para 23 milhões de estudantes brasileiros do ensino fundamental.
Foram também apresentados dados sobre produção e importação de guitarras, violões, baixos e outros instrumentos. De acordo com o presidente Synésio Batista da Costa, o interesse das pessoas pela música fez com que o mercado crescesse no mínimo uma vez e meia a inflação nos últimos 10 anos.