Primeiro dia da Rodada de Negócios na Expomusic rende mais de R$ 600 mil
Espaço mais reservado e exclusivo facilita interação entre lojistas e empresas expositoras da feira. Rodadas acontecem em mais dois dias, 22 e 23, das 9h às 12h.
Entre as novidades da Expomusic – Feira Internacional da Música deste ano – que começou hoje (21) e vai até domingo, no Anhembi – estão as Rodadas de Negócios, reuniões em local reservado e pré-agendadas entre expositores da feira e lojistas. Logo no primeiro dia das Rodadas, em apenas três horas, foram realizadas 75 reuniões com 26 vendedores, que resultaram em vendas estimadas em R$ 625 mil.
Ao viabilizar um contato mais direto e exclusivo com o varejo, a Expomusic amplia as oportunidades de negócios das empresas expositoras. Para os compradores, a vantagem é que não precisam competir por atenção nos estandes, como cita Jheckdyson Monteiro, representante da Atual Music, de Natal/RN. “Como o espaço é mais restrito, podemos ter uma melhor interação com as marcas e falamos com pessoas com mais poder de negociação”.
Essa opinião é compartilhada por Douglas De Bastiani, dono da Sol Maior, de Cascavel/SC. “Achei o espaço fantástico! Eu recebi muita atenção e consegui explicar a forma como eu trabalho e recebi dicas de como trabalhar os produtos no ponto de venda”.
Outro ponto positivo apontado por quem participou do primeiro dia da Rodada de Negócios é que esta é uma forma eficaz de conhecer novos fabricantes. Dona de uma tradicional loja em Novo Hamburgo/RS, a Palácio da Música, com mais de 54 anos de mercado, Ariane Bruius já conhece boa parte das fabricantes e distribuidoras presentes na Expomusic, e decidiu participar da rodada para conhecer empresas com quem nunca havia trabalhado.
Para Flávio Carvalho, da loja Natal Groove, de Natal/RN, as rodadas ajudam a alavancar o mercado nacional de instrumentos e equipamentos musicais. “Para sair desse momento em que o setor se encontra, precisamos juntar esforços de lojistas e fabricantes, e aqui, conversando, conseguimos ver algumas saídas”.
As Rodadas de Negócios na Expomusic acontecem em mais dois dias, 22 e 23, das 9h às 12h, no Espaço de Negócios. Os encontros são coordenados por profissionais especializados em rodadas de negócios, e as empresas expositoras são recomendadas de acordo com o perfil de cada lojista, seu interesse nos produtos oferecidos e numa faixa de preço específica.
Entre as vantagens competitivas para as empresas que aderirem à rodada estão: geração de novos negócios, marketing promocional, integração com a comunidade empresarial, identificação de novos fornecedores e parceiros, e melhor compreensão do momento atual do mercado, entre muitas outras. A iniciativa foi desenvolvida pela Abemúsica – Associação Brasileira da Música e Francal Feiras como parte de um conjunto de ações para fomentar o intercâmbio entre empresas compradoras e fornecedoras.