08/10/2015
Por: marketing

Vem aí o primeiro festival de música digital do Brasil

 

Digital Music Experience traz uma revolução na forma de se viver com a música e convida público a debater e premiar grandes artistas no meio digital 
Em parceria com diversos nomes do mercado da música, o produtor Marco Mazzola criou o DMX – DIGITAL MUSIC EXPERIENCE, encontro inédito da música digital no Brasil, que acontecerá nos dias 10 e 11 de novembro, no Village Mall, na Barra da Tijuca (Rio de Janeiro). O evento será realizado pela gravadora MZA, de Mazzola, pela GAEL, agência de live marketing dirigida por Gaetano Lops, e patrocínio da Claro, Governo do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro.O DMX contará com diversos debates, festival de novos talentos e uma premiação pioneira que reconhecerá um artista ou banda baseando-se em vendas legalizadas na web. Durante o evento, serão disponibilizadas playlists gratuitas exclusivas do festival, por meio do Claro Música, além da ativação das músicas pelo Claro som de chamada.
Transformação na indústria fonográfica
Depois do surgimento do Compact Disc, nosso célebre CD, o mundo começou a assistir – e experimentar – uma enorme transformação no mundo da música e da indústria fonográfica. Os formatos analógicos de reprodução começaram a dar lugar para os formatos digitais numa transição que se tornou irreversível, especialmente nos últimos 15 anos, com a popularização da internet e da troca dos arquivos de música digital, o famoso MP3.
Foram anos difíceis para a indústria fonográfica, e também para os artistas e produtores, que viram suas receitas com as vendas de discos caírem vertiginosamente. Para além da música, o mundo virou digitalizado e aprender a lidar com isso não foi nada fácil. A cada dia ficava mais raro encontrar quem não tivesse se rendido aos formatos ilegais de se consumir música. E por mais de uma década a pirataria, facilitada própria criação do CD-R e da MP3, e a dificuldade de encontrar um sistema de controle e remuneração eficiente dominaram as discussões e as preocupações dos envolvidos no mercado, que entrou numa crise sem precedentes.
Mas foi justamente nesta enorme crise que o mercado conseguiu se reinventar, e hoje lança mão de modernos e revolucionários sistemas de difusão, reprodução e remuneração inimagináveis há pouco tempo atrás. Palavras como streaming, Freemium, Preemium, integradoras, agregadoras, RBT, crowdfunding, mídias sociais e redes audiovisuais estão na ordem do dia de quem produz e/ou consome música em seus formatos digitais. Graças a esses serviços de acesso, a indústria vem se recuperando e aos poucos vai reconquistando o espaço perdido para as formas não remuneradas, mais capilarizada e atuante do que nunca. A música no mundo nunca foi tão popular e tão diversificada. De olho nessa revolução entre público, artistas, produtores e indústria, o produtor Marco Mazzola percebeu que é chegada a hora de celebrar e estimular esse movimento e, dessa forma, desenvolveu o DMX. É dele a responsabilidade por todo o conteúdo artístico e cultural do evento.
Parceira de Mazzola neste evento, a GAEL é responsável por toda a produção do DMX no Village Mall, pela campanha publicitária que o divulgará e pelas redes sociais que disseminarão toda a programação dos debates, conferências, o festival de novos talentos e a premiação inédita.
Para acompanhar o DMX pelas redes sociais acesse: Site: www.dmx.art.br Facebook: www.facebook.com/dmxbrasil Instagram: www.instagram.com/dmxbrasil ou @dmxbrasil Twitter: www.twitter.com/dmxbrasil ou @dmxbrasil
Sobre o DMX Debates e Conferências Nos dois dias de evento, serão promovidas conferências e mesas de debates com importantes nomes (nacionais e internacionais) ligados aos diversos aspectos desse mercado. Serão 350 convidados por palestra, entre artistas, músicos, empresários, produtores e profissionais da indústria fonográfica, formadores de opinião, consumidores e aspirantes para discutir assuntos como: remuneração, direitos autorais, branding, papel das mídias sociais, modelos de arrecadação, leis de incentivo, investimento, novos caminhos para a indústria. 10/11 e 11/11 – Novas formas de divulgação – Entendendo a monetização do streaming e o futuro dos serviços – Crowdfunding – Música pela economia colaborativa – Investindo em música – razões para investir em música – Novos Caminhos para indústria fonográfica – Novos modelos de arrecadação de direitos autorais que estão sendo discutidos no Mundo – Music branding (Música e marcas) – Qual a marca da sua música? – Leis de incentivo e ações de fomento à cultura Festival de Novos Talentos via Web ou 100% virtual Um festival com a finalidade de rastrear novos talentos por todo o Brasil, valorizando a importância dos meios digitais para descobrir artistas e bandas, dando destaque e oportunidade no cenário musical. O festival acontecerá na íntegra pela WEB, valorizando além da qualidade vocal e sonora, todas as formas de divulgação e disseminação digital que os artistas/bandas usarão para a divulgação de sua música e consequente votação no portal.16/9 a 4/10 – Inscrição dos artistas e bandas no portal. www.dmx.art.br 5 a 7/10 – A curadoria selecionará as 10 bandas e artistas com o maior número de visualizações na internet e alto grau de engajamento social. 9/10 – Divulgação do TOP 10 no portal DMX. 13 a 25/10 – Os 10 finalistas deverão divulgar pelas redes sociais seus hotsites dentro do portal DMX, participando de uma batalha que contará com votos populares pela internet e via SMS. 26 a 30/10 – Apuração dos votos. 3/11 – Divulgação do TOP 3 no portal DMX. 11/11 – Anúncio e apresentação do grande vencedor no palco do Digital Music Awards (Prêmio Música Digital). O vencedor do DMX New Talent irá gravar um EP e assinar um contrato de lançamento e distribuição digital em lojas virtuais de todo o mundo. DMX Awards (Prêmio Música Digital)
Com auditoria independente (Nielsen) e curadoria e júri especializados, a premiação contemplará a música digital (legal) em diversas categorias como streaming, downloads, crowdfunding, som de chamada, audiovisual, engajamento do artista, lançamento digital e aplicativos, entre outros. É o 1º prêmio do mundo que reconhece um artista ou banda baseado em vendas legalizadas, e que contemplará vencedores em 10 categorias. Período de elegibilidade de 1 de julho de 2014 a 30 de junho de 2015 Top Músicas (Auditoria Nielsen, baseados em quantidade de ativações nos players)
1) TOP DOWNLOAD Fonograma brasileiro mais baixado nos serviços de download disponíveis no Brasil no período de apuração. 2) TOP STREAMING Fonograma brasileiro com mais cliques/streaming em serviços disponíveis no Brasil no período de apuração. Incluindo assinaturas Freemium e Preemium. 3) TOP RBT/ SOM DE CHAMADA Fonograma brasileiro com mais ativações em serviços de Som de chamada (RBT) através das operadoras disponíveis no Brasil durante período de apuração. 4) TOP AUDIOVISUAL Videofonograma brasileiro com maior visualização em serviços disponíveis no Brasil durante o período de apuração. PLAYERS APURADOS – iTunes, Google Play, Google Music, Napster, Spotify, Rdio, Deezer, Claro, Oi, Tim, Vivo, Vevo. DESTAQUE NA WEB (Comissão Julgadora) 5) ARTISTA + ENGAJADO NA INTERNET Artista que mais mobilizou e interagiu com fãs na internet. 6) CASE DE LANÇAMENTO DIGITAL Uma ação específica internet que tenha sido case de sucesso para o lançamento de um artista ou de um álbum. 7) CROWDFUNDING Melhores ações de marketing e contrapartidas para fãs patrocinarem projetos musicais como discos e turnês. Importante: não é baseado em valores, mas sim de ações criativas. 8) INICIATIVA AUDIOVISUAL Iniciativas audiovisuais de destaque na internet 9) PROFISSIONAL DA MÚSICA DIGITAL Profissional que tenha proporcionado alguma ação genial na web (publicitários, assessores digitais, blogueiros, empresários) 10) APP MUSICAL Melhor Aplicativo na internet baseado em inovações e tecnologia
Sobre o Claro música Serviço de streaming de música que permite ao usuário escutar e baixar milhões de músicas de forma ilimitada no celular, tablet e computador. Há opção de assinatura mensal por R$14,90 ou semanal por R$4,99. O principal benefício do aplicativo é que o cliente tem dados gratuitos para download e streaming, além de sorteio de pares de ingressos para shows e R$4.000 por semana, sem necessidade de cartão de crédito.
Sobre a Claro
A Claro é uma das líderes em telefonia celular, atua nacionalmente e atende a mais de 71 milhões de clientes. Está presente em mais de 3.600 municípios com as tecnologias GSM, 3GMax e 4GMax. Destaca-se na oferta de conteúdos e serviços inovadores e possui acordos de roaming em mais de 170 países para serviços de voz e mais de 150 para tráfego de dados, nos cinco continentes. É controlada pela América Móvil, líder em serviços de telecomunicações na América Latina e um dos três maiores grupos de telefonia móvel do mundo. Na área de responsabilidade corporativa, a operadora mantém o Instituto Claro/Embratel, que tem como objetivo estruturar seu investimento social privado e estimular o uso de novas tecnologias na educação.
Sobre a Gael Sob a direção geral do empresário Gaetano Lops, a agência chegou ao mercado em março de 2014 com a proposta de revolucionar as ações de ativação de marcas e brand experience, para impactar e atrair a atenção dos consumidores. O núcleo da nova agência foi formado no departamento de Projetos Especiais da Almap BBDO, que Gaetano Lops assumiu em 2011. E a Almap BBDO passou a trabalhar com a GAEL nesta área. Com pouco mais de 1 ano, a empresa já tem em seu portfólio projetos para clientes como Pepsi, Volkswagen, Havaianas, O Boticário, Audi, Bauducco e Elma Chips, que são clientes da Almap BBDO. “Mas estamos abertos a todas as marcas que atuam no Brasil”, diz Lops.
Sobre a MZA Music
Um dos selos independentes de maior prestígio do país, a MZA Music atua há 20 anos no mercado da música, descobrindo novos artistas e realizando projetos especiais ligados à música nacional. O CEO da MZA é Marco Mazzola, produtor musical que há mais de 3 décadas atua na área fonográfica produzindo os maiores nomes da música Brasileira, de Elis Regina a Sepultura, passando por Gilberto Gil, Ney Mattogrosso, Caetano Veloso e Martinho da Vila. http://mzamusic.com.br/mazzola A MZA participa de projetos culturais, estabelecendo parcerias e desenvolvendo ações com empresas de grande porte como o Rock in Rio (a MZA é a gravadora oficial do evento), o Festival de Montreux, na Suíça (Mazzola colabora há 35 anos com o evento, sendo o responsável pela noite brasileira e levando artistas nacionais para o festival) e a Academia do Grammy Latino Awards, da qual Mazzola é um dos membros.
Data 10/11/2015
Endereço Village Mall
Cidade RIO DE JANEIRO Estado RIO DE JANEIRO País BRASIL
 
 
 
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