Virada Cultural reúne 1.200 atrações gratuitas; confira destaques hora a hora
Em seu 15º aniversário, o evento traz 35 palcos temáticos e ocupa 250 pontos de São Paulo.
A comemoração dos 15 anos da Virada Cultural será tão grandiosa quanto uma clássica festa de debutante almeja ser. Com 1.200 atrações espalhadas por cerca de 250 pontos, 35 palcos e atrações que alcançam todas as subprefeituras, a edição feita entre o sábado (18) e domingo (19) é a maior da história, segundo a prefeitura.
A expectativa é de que 5 milhões de pessoas participem do evento, que volta os olhos ao centro e retoma sua programação ininterrupta.
Entre as novidades aparecem o corredor aberto da Paulista, com atrações que viram a noite nos principais pontos culturais da avenida, a criação de um palco dedicado à música sertaneja, a centralização do lineup cristão, a incorporação de quadras de escolas de samba e uma programação gastronômica mais forte, além do policiamento reforçado em 30%.
O Guia preparou um roteiro com os destaques das 24 horas de festa, que terá shows, baladas, concertos, cinema, exposições, peças, dança, passeios e atrações infantis para todos os gostos. A programação descentralizada e das unidades do Sesc também foi compilada, além de uma playlist que pode te ajudar a fazer as difíceis escolhas do que assistir ao longo do evento. Boa maratona.
CPTM e Metrô
Entre 4h de sábado (18) e 24h de domingo (19), trem e metrô funcionam sem interrupções, com exceção das linhas 13 e 15
Ônibus
Horários não sofrem alterações. Para verificar itinerários, acesse sptrans.com.br
PREPARE-SE
Confira uma playlist com os destaques da programação do evento, confira
22h
CINEMA
A Bela e a Fera
Na maratona de clássicos animados da Disney promovida pela Câmara Municipal, também está o clássico romance sobre uma camponesa que se apaixona por um príncipe enfeitiçado. Vencedor de dois Oscars, é um dos 14 longas exibidos.
Câmara Municipal – Viaduto Jacareí, 100. 22h45
One More Time With Feeling
O documentário de 2016 dirigido por Andrew Dominik faz uma reflexão sobre o processo criativo do músico e cantor australiano Nick Cave, compositor de baladas como “Into My Arms”.
Centro Cultural Olido – Av. São João, 473. 22h15
DANÇA
Jamzz
A improvisação idealizada pelo coreógrafo Cristian Duarte convida o público a embarcar em uma experiência vintage ao som de hits dos anos 1980 e 1990.
Sesc Vinte e Quatro de Maio – R. 24 de Maio, 109
EXPOSIÇÕES
O Tempo Mata
Apresentando um panorama que reúne seis décadas de videoartes, a mostra no Sesc Av. Paulista, em geral encerrada às 22h, poderá ser vista até as 3h da manhã.
Sesc Av. Paulista – Av. Paulista, 119
NOITE
Gop Tun
O coletivo de DJs e selo musical formado por Caio T, Gui Scott, Nascii e TYV ocupa a Praça das Artes até as 5h na companhia de grassmass, Carlim e Gabto, que completam o lineup eletrônico.
Praça das Artes, Centro Histórico
VHS
A festa do portal PapelPop dedicada ao pop de todas as décadas promete set recheado
de divas, como Lady Gaga, Beyoncé e Dua Lipa.
Queermesse – R. do Arouche c/ a r. Aurora
PASSEIOS
Experiência no Theatro Municipal
O passeio é conduzido por personagens, como os fantasmas que vivem no Municipal. O público passa por lugares desconhecidos até encontrar uma apresentação do Coral Paulistano.
Praça Ramos de Azevedo, República. 22h30
SHOWS
Black Alien
Destaque na cena do rap nacional, o carioca traz canções como “Vai Baby”, presente no recém-lançado “Abaixo de Zero: Hello”.
Palco 19 – São Bento – Rap.
Bloco Casa Comigo
O bloco que desfila com véu e grinalda na zona oeste de São Paulo leva sua Bateria na Sogra para tocar marchinhas no Centro.
Cortejos – R. da Consolação.
Edgar convida Rico Dalasam
O rapper paulista que colaborou com Elza Soares na faixa “Exú nas Escolas” leva seu álbum “Ultrassom” (2018) ao palco e recebe Rico Dalasam, que mistura rap e pop.
Palco 13 – Patriarca – Experimenta.
Maria Alcina
A cantora deve passar por sucessos de sua carreira, que inclui releituras de Caetano Veloso e de “Fio Maravilha”, música que a revelou no Festival Internacional da Canção de 1972.
Palco 2 – Arouche – Brega.
TEATRO
Mississipi
O espetáculo comemora 30 anos do grupo Os Satyros. Nele, o personagem-título tem o sonho de conhecer o estado americano no qual seu nome é inspirado, mas só consegue chegar até a praça Roosevelt, outro nome em inglês.
Sesc Consolação – R. Dr. Vila Nova, 245, Consolação.
23h
CINEMA
Cidade dos Sonhos no CinePiscina
O clássico de David Lynch, que ganhou o prêmio de direção em Cannes em 2001, é exibido à beira da piscina. Na trama, um acidente de carro cruza os caminhos de diversos personagens, entre eles Rita (Laura Harring) e Betty (Naomi Watts).
Sesc 24 de Maio – R. Vinte e Quatro de Maio, República. 23h30
A Hora e a Vez de Augusto Matraga
Adaptação do conto homônimo de Guimarães Rosa publicado em “Sagarana”, o longa de Vinícius Coimbra conta a história de redenção do personagem-título, vivido por João Miguel. Na trama, ele está abandonado por todos e à beira da morte, quando é salvo por um casal.
Vão do Masp – Av. Paulista, 1.578, Bela Vista. 23h15
Jackie Brown
Cheio de reviravoltas, o filme de Tarantino narra a trajetória de uma aeromoça que, ao ser pega pela polícia por atuar como cúmplice de um contrabandista, decide ajudar as autoridades.
CCSP – R. Vergueiro, 1.000
SHOWS
Alice Caymmi
Neta de Dorival Caymmi, a cantora e compositora carioca mostra repertório ancorado em seus discos, “Alice” (2018) e “Rainha dos Raios” (2014) e o homônimo de 2012, que incluem músicas como “Princesa” e a parceria de sucesso com Pabllo Vittar, “Eu Te Avisei”.
Palco 7 – Cásper Líbero – Pop
Ava Rocha, Luiza Lian, Alessandra Leão e QuartaBê
A noite de shows com novos nomes da cena musical brasileira segue à risca o nome do evento e só acaba às 7h. A carioca Ava Rocha mostra seu repertório que vai da MPB aos tambores de terreiro; Luiza Lian canta músicas de seus discos “Azul Moderno” (2018) e “Oyá Tempo” (2017); a pernambucana Alessandra Leão revisita canções como as presentes na sua trilogia de EPs formada por Pedra de Sal (2014), Aço e Língua (2015); e o quinteto Quartabê mostra seus experimentalismos a partir das obras de Moacir Santos e Dorival Caymmi.
CCSP – sala Adoniran Barbosa – R. Vergueiro, 1.000
Escalandrum
Liderado por Daniel Pipi Piazzolla, —neto do bandoneonista e compositor Astor Piazzolla— o grupo, um dos mais renomados de jazz instrumental da Argentina, toca no palco instrumental.
Palco 12 – Pateo do Collegio – Instrumental
Fios de Choro
O quarteto formado por Allan Pio, Wanessa Dourado, João Pellegrini e Lincoln Pontes mescla o choro carioca com outros gêneros musicais, como os nordestinos frevo, maracatu, forró de rabeca e o cavalo marinho.
Palco 5 – Bráulio Gomes – Choro
Porcas Borboletas Convida BNegão
O sexteto mineiro que já colaborou com Arnaldo Antunes e Arrigo Barnabé faz seu show com o rapper e integrante do Planet Hemp BNegão.
Palco 8 – Copan – Itamar 70. 23h30
Scalene
A banda de rock brasiliense leva ao palco sua energia stoner rock e pós-hardcore presente em músicas como “Distopia” e do álbum “magnetite”, de 2017.
Palco 16 – Rio Branco – Rock
Terreiro Urbano
No espetáculo de dança e música, que se inspira na mitologia dos orixás para investigar a diáspora africana, o coletivo Treme Terra convida o grupo de rap e hip-hop Z’África Brasil e o compositor Lirinha, do Cordel do Fogo Encantado.
Theatro Municipal de São Paulo – Pça. Ramos de Azevedo, s/nº
Unidos do Swing
O coletivo mostra sua mistura referências de fanfarra, circo, dança e swing-jazz em arranjos de maracatu, baião, jazz e outros ritmos na programação do ViraHonk!, que ocupa a escadaria do Municipal.
Escadaria do Theatro Municipal de São Paulo – Pça. Ramos de Azevedo, s/nº
PASSEIOS
Nossa Imprensa Oficiosa
As palhaças do circo SóLadies assumem o papel de imprensa oficial do evento nesta intervenção em frente ao Sesc Av. Paulista.
Sesc Av. Paulista – Av. Paulista, 119, às 23h30 do sáb (18), às 0h30 e 1h30 do dom. (19)
24h
CINEMA
Cemitério Maldito
Enquanto a nova adaptação da obra de Stephen King é exibida no circuito comercial da cidade, o IMS projeta a primeira versão para o livro, de 1989.
IMS – Av. Paulista, 2424, Consolação
Carrie, a Estranha
Uma opção para adentrar a madrugada pode ser a adaptação do livro de Stephen King, estrelada por Sissy Spacek em 1976.
Cinesesc – R. Augusta, 2075, Cerqueira César
Daimajin
A mostra Deuses e Monstros do Japão exibe cópia do filme de 1966, sobre uma estátua de pedra que ganha vida para proteger uma vila. Além de ser acompanhada de audiodescrição, a sessão é tem performance da Cia. Projeto Kiwa, inspirada na dança nipônico butô.
CCSP – R. Vergueiro, 1.000, Liberdade
EXPOSIÇÕES
Mapping no vão do Masp
Encerrada a programação cinematográfica no Vão, o espaço ganha projeções em video mapping durante toda a madrugada.
Masp – Av. Paulista, 1.578, Bela Vista
PASSEIOS
Rainha Tchaka no Coreto das Drags
A drag queen interpretada por Valder Bastos abre o lineup no espaço, que varre a madrugada até as 3h30.
Coreto das Drags, Praça da República, altura do número 130
TRANSarau e performance trans de Vicente Perrotta
O estilista Vicente Perrotta realiza uma performance no já tradicional sarau, que abre a programação de slams na Mário de Andrade.
Biblioteca Mário de Andrade, r. da Consolação, 94. Às 0h30
NOITE
Agrada Gregos
O bloco de Carnaval mostra sua versão balada com pop, axé e funk e músicas de nomes como Gretchen e Aretuza Lovi.
Queerrmerse – R. do Arouche c/ r. Aurora
Calefação Tropicaos
A festa focada em brasilidades psicodélicas segue até as 6h com os DJs Pita Uchôa, PG e Mista Luba.
R. 24 de Maio, altura do número 200
Helipa LGBT
O coletivo da zona leste que desfila no Carnaval ocupa a praça até as 6h.
Coreto da Bolsa – Pça. Antônio Prado
House of Divas
A noite aposta no house, techno, grooves e vocais estridentes.
Largo do Café
Vampire Haus
A festa eletrônica comandada pelo casal Belalugosi segura a pista de dança ao ar livre até as 6h.
R. José Bonifácio c/ r. Paulo Egídio
Venga, Venga!
O grupo de música folclórica conta sets de nomes como Furmiga Dub.
R. Marconi
SHOWS
Baco Exu do Blues
O rapper passa por seus discos, “Bluesman” (2018) e “Esú” (2017).
Palco 19 – São Bento – Rap
Bixiga 70
Consolidada na cena musical, a big band paulistana aposta em sonoridade, influenciada por funk, soul, reggae e afrobeat.
Edifício Sampaio Moreira – R. Líbero Badaró, 340, Centro
Carne Doce
A banda com sonoridade marcada por guitarras e sintetizadores toca músicas como “Eu Te Odeio”.
Palco 9 – Itapetininga – Brasil 360
Criolo
O cantor paulistano mostra seu “Espiral de Ilusão” (2017), e relembra sucessos como “Não Existe Amor em SP”.
Palco 1 – Anhangabaú – Plural
Diogo Nogueira
O cantor carioca deve cantar repertório de seu disco mais recente, “Munduê” (2017).
Palco 20 – São João – MPB/Samba
Zezé Motta Canta Luiz Melodia
A atriz e cantora interpreta, na íntegra, o álbum “Pérola Negra”, o primeiro trabalho de Luiz Melodia, lançado em 1973.
Palco 3 – Barão de Limeira – Discos
1h
CINEMA
São Paulo S/A
São Paulo dos anos 1960 é o cenário para o filme —exibido com trilha sonora da banda Bodes & Elefantes.
Masp – av. Paulista, 1.578, à 1h10.
SHOWS
Boogarins
O quarteto apresenta músicas do disco mais recente, “Sombrou Dúvida” (2019), e de anteriores.
Palco 16 – Rio Branco – Rock
Karol Conka Convida Danna Lisboa
A rapper passa por músicas de “Ambulante” (2018). Ela convida a cantora Danna Lisboa.
Palco 7 – Cásper Líbero – Pop
Quebrada Queer
A banda de rap formada por artistas faz show ao lado das cantoras Preta Rara e Kaya Conky.
Palco 15 – República da Diversidade
Roberta Miranda
Referência do sertanejo, a cantora deve passar por hits como “A Majestade, o Sabiá”.
Palco 10 – Luz – Sertanejo
Teto Preto e Maria Beraldo
A banda une beats da eletrônica com a música brasileira ao lado de clarinetista e compositora da banda Quartabê.
Palco 13 – Patriarca – Experimenta
NOITE
Batekoo
Dedicada a força de comunidades negra e LGBT, a festa mistura hip-hop e funk no set de Miranda e Kiara Felippe.
R. Quinze de Novembro, nº 168, à 1h30